Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Residência em Farmácia Hospitalar

O Cuidado Farmacêutico em Terapia Intensiva do INC é fruto da residência da UFF.

No dia 23 de Setembro de 2020, o serviço se tornou ainda mais completo por meio da implantação da evolução em prontuário. Até então eram realizados a conciliação de medicamentos, a revisão da farmacoterapia, o acompanhamento farmacoterapêutico, a orientação sobre medicamentos à equipe e a participação nos rounds e rondas. O farmacêutico contribui para a otimização da terapia e para a redução de erros de medicação e a evolução em prontuário privilegia o processo colaborativo e o trabalho em equipe, facilita e torna mais segura a comunicação entre a equipe multidisciplinar e integra e assegura a continuidade do cuidado, sendo uma grande conquista para a equipe da Área de Farmácia do INC.
A implantação foi coordenada pela farmacêutica Camile Mascarenhas, especialista em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica e mestre em Saúde Coletiva, ex residente da UFF e preceptora da residência. A primeira residente a realizar a evolução foi a farmacêutica Luciana Bokehi, residente do segundo ano que está vivenciando a experiência da Terapia Intensiva Adulto.
Os caminhos clínicos no INC foram abertos pela farmacêutica Carolina Esper em 2011 que realizou o primeiro TCR na Unidade Cardio Intensiva Clínica.
A prestação do cuidado farmacêutico de forma ininterrupta e a sistematização do serviço foi fruto do TCR da Camile Mascarenhas, em 2014.
É um trabalho feito por residentes para residentes, apoiado pelas chefias da Área de Farmácia do INC, as Farmacêuticas Michele Mitsuyasu e Maria Fernanda Perrut, também ex residentes da Residência em Farmácia Hospitalar da UFF, bem como pelas farmacêuticas Flávia Valéria de Almeida, atual tutora, e Martha Palma Geller, antes preceptora. E pelo atual chefe, o farmacêutico Ramon Silva, responsável por institucionalizar a evolução em prontuário.
Participaram ativamente dessa construção 7 turmas de residência do INC, tendo as residentes Gabriela Dellamarque e Paloma Alves desenvolvido seus TCR no serviço, também deixando legados.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content